Cabra algarvia
A pedido de um certo menino, que me ouviu falar das cabras algarvias, aqui vai um pequeno post a explicar melhor a coisa.
A cabra algarvia é uma raça autóctone bastante interessante a vários níveis, fecundidade, prolificidade e fertilidade. Para além disso é uma raça com capacidades excepcionais de adaptação - rústica, situação esta que tem levado à craição de animais para migração para outras regiões onde as alterações de clima e sobretudo vegetação não permitem que as raças autóctones se desenvolvam da melhor forma. A disseminação da raça tem-se alargado a norte ao contrario de outras raças que têm-se restringido cada vez mais.
Estes animais têm pelagens lindissímas, o fundo é sempre branco sarapintado com malhas castanhas de vários tons ou raramento manchas pretas. Pessoalmente, as mais bonitas são as que têm manchas castanhas e pretas (fazem-me lembrar a micas).
Mas a curiosidade surgiu quando afirmei que a cabra algarvia é a única do pais que é mocha (sem cornos) pois aprendi isto nas aulas de caprinicultura, acontece que quando vou à procura de fotos da cabra algarvia, todas me aparecem com cornos. mas afinal o que se passa? Será um sinal dos tempos??....
4 Comments:
A explicação mais lógica, digo eu, é que os bodes se calhar andam com outras, daí os cornos nas pobres das cabras...hum olha se fosse assim com as pessoas?
Mas olha que os cornos dos bodes são bem maiores e retorcidos...
o problema é que essas cabras estão todas em lisboa...
e a questão dos cornos é algo a perguntar aos respectivos companheiros...
pesquisa bem que a cabra algarvia pura tem cornos. O professor de caprinicultura não deve perceber nada de cabras.
Enviar um comentário
<< Home