Grainhas de Kiwi

Somos três amigas que já estão fartas de falar ao telemóvel e como tal resolvemos criar este blog (uma experiência nova para nós) onde pretendemos partilhar convosco os nossos pensamentos, o que gostamos, o que odiamos, o que nos faz comichão, o que nos faz sorrir e o que nos faz chorar. Enfim, queremos entrar em contacto com todos vós através deste modelo de interacção. Na realidade, temos é medo de perder o comboio da tecnologia.

sexta-feira, junho 09, 2006

Cabra algarvia

A pedido de um certo menino, que me ouviu falar das cabras algarvias, aqui vai um pequeno post a explicar melhor a coisa.
A cabra algarvia é uma raça autóctone bastante interessante a vários níveis, fecundidade, prolificidade e fertilidade. Para além disso é uma raça com capacidades excepcionais de adaptação - rústica, situação esta que tem levado à craição de animais para migração para outras regiões onde as alterações de clima e sobretudo vegetação não permitem que as raças autóctones se desenvolvam da melhor forma. A disseminação da raça tem-se alargado a norte ao contrario de outras raças que têm-se restringido cada vez mais.
Estes animais têm pelagens lindissímas, o fundo é sempre branco sarapintado com malhas castanhas de vários tons ou raramento manchas pretas. Pessoalmente, as mais bonitas são as que têm manchas castanhas e pretas (fazem-me lembrar a micas).
Mas a curiosidade surgiu quando afirmei que a cabra algarvia é a única do pais que é mocha (sem cornos) pois aprendi isto nas aulas de caprinicultura, acontece que quando vou à procura de fotos da cabra algarvia, todas me aparecem com cornos. mas afinal o que se passa? Será um sinal dos tempos??....

4 Comments:

At 6:44 da tarde, junho 10, 2006, Anonymous Anónimo said...

A explicação mais lógica, digo eu, é que os bodes se calhar andam com outras, daí os cornos nas pobres das cabras...hum olha se fosse assim com as pessoas?

 
At 11:23 da manhã, junho 11, 2006, Blogger Psipsina said...

Mas olha que os cornos dos bodes são bem maiores e retorcidos...

 
At 10:58 da tarde, junho 21, 2006, Blogger - said...

o problema é que essas cabras estão todas em lisboa...

e a questão dos cornos é algo a perguntar aos respectivos companheiros...

 
At 10:13 da tarde, março 10, 2013, Anonymous Anónimo said...

pesquisa bem que a cabra algarvia pura tem cornos. O professor de caprinicultura não deve perceber nada de cabras.

 

Enviar um comentário

<< Home