Grainhas de Kiwi

Somos três amigas que já estão fartas de falar ao telemóvel e como tal resolvemos criar este blog (uma experiência nova para nós) onde pretendemos partilhar convosco os nossos pensamentos, o que gostamos, o que odiamos, o que nos faz comichão, o que nos faz sorrir e o que nos faz chorar. Enfim, queremos entrar em contacto com todos vós através deste modelo de interacção. Na realidade, temos é medo de perder o comboio da tecnologia.

domingo, outubro 22, 2006

Tortura e Glória

Li, hoje, um conto de Clarice Lispector que se chama "Tortura e glória". Achei maravilhoso e pela primeira vez, descobri uma descrição sobre a relação entre uma personagem e os livros, semelhante à minha relação com os ditos. Para quem já me ouviu dizer que tenho uma relação tântrica com os livros que gosto e não percebeu o que quero dizer, leiam o conto.
Se gostarem do conto, leiam " A paixão segundo G.H.", um dos melhores livros que li. Para mim, esta Senhora é uma das melhores escritoras de expressão portuguesa do século passado.

"Chegando a casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter. Horas depois abri-o, li algumas linhas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei mais comendo pão com manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade.
(...) Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êstase puríssimo. Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante."

4 Comments:

At 6:23 da tarde, outubro 22, 2006, Anonymous Anónimo said...

Excelente escolha lindona!

;)

Vou ler de certeza!

Bessos de bom domingo!

 
At 7:26 da tarde, outubro 22, 2006, Blogger Susana Fonseca said...

Conheço alguém especial que gosta muito de Clarice Lispector.
Relações com os livros lembra-me Daniel Pennac.
E "a paixão segundo G.H." lembra-me "a paixão segundo Constança H" de Maria Teresa Horta, um livro muito bom.
Saudações universais!!!

 
At 3:55 da tarde, outubro 23, 2006, Anonymous Anónimo said...

Quando tinha 15 anos li um livro, ainda hoje, ao ve-lo em qualquer prateleira sinto algo no meu coração semelhante ao que sinto quando vejo a grande paixão da minha vida, saudade de momentos unicos que pela sua inocencia, não voltam mais, O livro era "servidão humana" o seu autor Somerset Maugham, foram 2 momentos que me marcaram, a 1ª namorada e o inicio de uma relação com os livros cada vez mais chegada

 
At 12:39 da manhã, outubro 28, 2006, Blogger Susana Fonseca said...

Somerset Maugham marcou a minha adolescência com títulos como "O fio da navalha", "O mágico" e "um gosto e seis vinténs", entre outros que devorei quando li o primeiro. Acho-o simplesmente fantástico e viciante.

 

Enviar um comentário

<< Home