Grainhas de Kiwi

Somos três amigas que já estão fartas de falar ao telemóvel e como tal resolvemos criar este blog (uma experiência nova para nós) onde pretendemos partilhar convosco os nossos pensamentos, o que gostamos, o que odiamos, o que nos faz comichão, o que nos faz sorrir e o que nos faz chorar. Enfim, queremos entrar em contacto com todos vós através deste modelo de interacção. Na realidade, temos é medo de perder o comboio da tecnologia.

domingo, agosto 20, 2006

Todo sobre mi madre


Apetece-me, hoje, falar de um filme que faz parte da lista dos meus "filmes do coração", lista que tem praí uns vinte e tal títulos e que penso falar deles de vez em qundo. Começo por este por ser um filme que me impresionou bastante e por ter sido o meu primeiro filme em dvd.
É um filme sobre a capacidade de solidariedade que pode surgir entre as mulheres, onde os homens têm pouca importância. Há um filho que morre, um pai que sofre de Alzheimer, e os travestis - homens que quiseram ser mulheres. Mulheres que choram porque " só as mulheres que lavaram os seus olhos com lágrimas podem ver com clareza". É um filme onde Manuela toma conta da Irmã Rosa, onde a Irmã Rosa toma conta de Agrado, que por sua vez toma conta de Huma Rojo, que é obrigada a tomar conta da sua amante Nina Rojo. E depois, há um impressionante monólogo de Agrado, travesti e ex-puta, onde a personagem conta a história da sua vida:

“Chamam-me Agrado, porque sempre tentei fazer a vida das pessoas mais agradável. Além disso, sou muito autêntica. Reparem no meu corpo, tudo feito por medida: olhos amendoados 80.000 pesetas; nariz 200.000 pesetas deitadas ao lixo pois um ano depois puseram-mo assim por causa de uma briga … mas sei que me dá muita personalidade. Mamas, duas, pois não sou nenhum monstro, 70.000 cada uma, mas estas já foram amortizadas. Silicone nos lábios, testa, bochechas, ancas e rabo, cada litro custa 100.000. Façam as contas pois eu deixei de contar. Limar os maxilares 75.000; depilação definitiva a laser pois a mulher também descende do macaco, tanto ou mais que o homem, 60.000 por sessão. Depende se és muito peluda ou não, mas o normal são 2 a 4 sessões, mas se és folclórica, necessitas mais, claro … bom, o que lhes estava dizendo é que custa muito ser autêntica, e nestas coisas não podemos ser forretas, pois uma mulher é tanto mais autêntica quanto mais se parece com aquilo que sonhou para si mesma”

Dá que pensar não é? Se não viram ainda o filme, vejam e se já viram, revejam que é o que eu vou hoje fazer.

7 Comments:

At 7:53 da tarde, agosto 20, 2006, Blogger xanocas said...

Confissão:
Foi, também, um dos primeiros filmes que adquiri em DVD.
Creio que na altura, porque fazia parte de uma colecção que andei a fazer, do DN, e acabei por comprar um bocado às cegas. Sei que foi um filme que o meu pai adorou, viu e reviu vezes sem conta.
Eu nunca o vi! :)

Tenho que tratar disso, ao que parece! :)

 
At 11:43 da tarde, agosto 20, 2006, Anonymous Anónimo said...

Olá Nat, era coisa que não te acompanhva, filmes deprimentes,
realidades ocultas, degradação humana, chega aquela que tenho visto ao vivo e a cores, espero que te tenhas divertido em Amsterdão, coffee shop, red ligth district...lol, que as férias tenham sido boas, este ano nem fui aí...

 
At 10:03 da manhã, agosto 22, 2006, Blogger Psipsina said...

xanocas:pois vê e logo me dizes o que achas.

corto maltese: muitas vezes as imagens de esperança surgem dos universos mais deprimentes. Adoro filmes deprimentes, é de lá que tiro mais mensagens.
Quanto a amsterdão, foi fabuloso, que mundo...
Pois é, talvez se tivesses vindo cá a baixo eu tivesse sabido quem és!

 
At 12:47 da tarde, agosto 22, 2006, Blogger Lilith said...

Como sempre, bom gosto!
Adorei o filme, os diálogos são fabulosos…
Gostava de ter a tu colecção de filmes (considerava-me rica)
Beijos

PS: nao de esqueças das festas....

 
At 2:21 da tarde, agosto 22, 2006, Blogger Psipsina said...

cris: o problema é que já não tenho tempo para vê-los, tenho uma lista de cerca de 100 filmes em lista de espera para ver e tempo.... tão pouco!
Quanto às festas, não, não me esqueço. de 3 vou a 2.

 
At 7:30 da tarde, agosto 22, 2006, Blogger blue kite said...

eu vi na altura no cinema, já que faço questão de não perder os do Almodovar em directo.
Sim, para mim este é sem dúvida um dos melhores filmes dele. Talvez ao mesmo nível só mesmo o "Habla com ela".
Entretanto o novo dele (Volver) nunca mais cá chega!

P.S. Tb gostava de ver a tua lista. Acho que muitos deles estarão tb na minha.

 
At 11:51 da manhã, agosto 23, 2006, Blogger maria joão martins said...

É tb um dos filmes que prefiro mas eu gosto do almodóvar todo, ou quase. Sou suspeita, portanto.

 

Enviar um comentário

<< Home