Sudoeste
E lá fomos nós ao sudoeste no primeiro dia. Rimos, dançamos, bebemos e curtimos até cair para o lado. Saímos de Portimão 5 horas (para algumas de nós foi um exagero) antes da primeira actuação, queriamos ir devagar parando e apreciando a paisagem da costa oeste algarvia e do sudoeste alentejano. Nem sabiamos bem o caminho mas chegadas ao cruzamento para a zambujeira vimos imensos carros em sentido contrário e quando num deles uns rapazinhos nos mandaram beijinhos, concluimos que tinhamos que virar para trás e seguir no mesmo sentido de todos.
Chegadas ao local, deparamo-nos com imensas tribos a chegar. Uns vinham da praia, outros ainda com as mochilas acabadinhos de chegar ao festival e outros do supermercado carregados de todos os "tipos de mantimentos".
Lá andamos pelo recinto participando nas actividades e sobretudo rindo imenso.
A abertura do festival esteve a cargo dos Gaiteiros de Lisboa que apresentaram sons que viajavam desde Portugal até ao Oriente passando por África, momento alto, a subida ao palco de Pac Man, dos Da Weasel que interpretou Terra de Ninguem com cheiro forte a hip hop.
Depois apareceram os Souls of Fire (grupo português de reggae) seguidos pelos tão esperados Brazilan Girls. Gostei particularmente deste grupo, pela mistura de influências e pela irreverência da sua vocalista que actuou toda a noite com um pano branco à volta da cabeça. Momento mais forte/quente quando se ouviu "Pussy Pussy Marijuana" colocou a malta toda bem alegre. Talvez a alegria também se devesse aos imensos fumos que por lá se sentiam, e não era só a influência musical que percorria os quatro cantos do mundo, os fumos também deixavam imaginar terras bem distantes, os locais da sua proveniência.
Mudamos de palco pois não queriamos perder o Seu Jorge e ainda assistimos aos The Kook que actuaram em acústico e para nosso espanto, parece que só nós não sabiamos a letra das suas canções, corrigo, sabiamos da última, uma versão do Crazy de Gnarls Barkley. Lá veio o Seu Jorge com os seus originais e duas versões do David Bowie, animado e sobretudo muito comunicativo.
Nova mudança de palco e lá fomos nós de novo para o palco Sudoeste onde ainda assistimos ao final dos Mattafix e ao seu conhecido Big City Light.
E finalmente, às 2 da matina lá veio o tão esperado Gentleman. Desculpem-me os fãs mas não gostei muito, primeiro porque as três primeiras músicas foram cantadas pelas meninas do coro, boas vozes sem dúvida, mas para quem teve tanto tempo à espera foi um pouco frustante, depois o senhor entrou com um speed que fazia impressão, parecia um disco na rotação errada, para além do facto de estar sempre a gritar "Portugal fire"!!! Bem, pelos diversos motivos que podem imaginar, num raio de 20 metros ali à volta a malta toda já estava de rastos e aquele speed todo até parecia mal. Claro que os fãs lá da frente estavam em êxtase. Valeu o superior e intoxication.
Deste festival gostei do espirito descontraido e alegre das pessoas e sobretudo do sorriso que troquei com o Luis Montez!
13 Comments:
Amigas,
Bom de ver e saber que alguém anda a gozar à brava! Infelizmente ando mesmo a leste destas novas modas da música e só reconheci para aí um dos nomes que referiste... Quem é o último nome referido, Luís Montez, alguma vedeta da música? Andas com sorte nessas trocas de sorrisos: ora são os rapazinhos do carro..., até um autógrafo do Couto!... Já acabou o festival ou ainda há mais nalgum outro fim-de-semana? Não sei mesmo nada destes festivais, acho que vou ficar ao corrente quando o Diogo tiver para aí uns 14 ou 15 anitos...
Não viste a Xanoca por lá? Não tem vindo às Grainhas.
O próximo vai ser o Sagres summer festival, dia 14 e 15 de Agosto. Lá estarei no dia 14 para ver Patrice. E talvez dia 10 vá à praia da batata , em lagos, ver Groove Armada.
ello dere, woman! yuh went witha dem to da festival to watcha Gentleman? Mi a like Gentleman a lot, mi a love listen to Jah Jah words! Nuh badda can compare to dat! And now mi stop disa talk, cos mi no undertand mi nuh more...
Olha que o gajo fala mesmo assim! Muito depressa, sem parar, no meio das músicas, ganda stress!
Sofia,
Pára tudo, pára tudo... Que eu estou aqui!
Quais festivais qual quê!... Eu não gosto nada disso. Enganaram-me para ir ao Rock in Rio e foi só pelo Sting, aquele pedaço de perdição!!! :-)
Tugui,
Tens resposta lá no meu canto.
Nat,
desculpa lá, mas saltei da primeira frase para a ultima... Em casa leio tudo melhor que agora tenho que ir trabalhar.
Por incrível que pareça, parece que é para isso que me pagam :-)
Beijocas a todas.
10 anos...não fui ao 10º mas fui ao primeiro...e foi o começo de uma onda festivaleira que invandiu Portugal todos os Verões... e trouxe um espirito de liberdade a muita gente deste país...Sudoeste será sempre o grande festival do sul, da boa onda e de um espírito de grande comunidade!
Apareçam na Festa do Avante, tem um belo caratz de Música do Mundo! ;)
Li no jornal que foram vários detidos devidos "a esses fumos" que pairavam no ar, mas os festivais são comol a época dos incêndios... há sempr fumo no ar...
a diferença é que um faz rir...
;)
Pelo que vi na TV o recinto estava muito bem apetrechado de tudo.
;)
dijambura: essa boa onda e o espírito de tribo sente-se muito e é bastante agradável. Quanto à Festa do Avante, vi hoje o catraz e realmente fiquei a pensar: "havia de lá ir ...". Obrigada pela dica.
psiconight: O recinto estava muito bem apetrechado, excepto as casas de banho que é melhor nem falar. Quanto aos fumos, eram mesmo muitos e para quem quisesse. A nós nem nos deixaram levar uma bolachinhas e umas águas ....
O sudoeste era mesmo um coffee shop em ponto grande, só faltavam os menus! Foi só rir!!
Agora é a minha vez!
Querida amiga quer vir cá acima a festa do avante?
Depois desta vou a todas…
ADOREI
e para o proximo ano.... HÁ MAIS
Beijos
cris: Assim é que é falar! Claro que aceito o convite para a festa do avante, lá estaremos a curtir!
beijos
Nat...tás em todas!!! Ganda festivaleira! Arrefinfa-lhe!
venho por este meio expressar o mau MAIS QUE PROFUNDO desagrado com o concerto desse dito cantor (mas onde?!) auto-intitulado gentleman (e novamente, mas onde?!) que me fez passar aquela q foi provavelmente a pior hora e pico dos últimos 6 a 7 meses. N bastasse a música (mas onde?!?!) do sr. ser uma real porcaria, ainda me ficaram a dever um copo!! N é justo...
Se bem q eu tb vou andar pelo avante.. *cof*
Enviar um comentário
<< Home