Grainhas de Kiwi

Somos três amigas que já estão fartas de falar ao telemóvel e como tal resolvemos criar este blog (uma experiência nova para nós) onde pretendemos partilhar convosco os nossos pensamentos, o que gostamos, o que odiamos, o que nos faz comichão, o que nos faz sorrir e o que nos faz chorar. Enfim, queremos entrar em contacto com todos vós através deste modelo de interacção. Na realidade, temos é medo de perder o comboio da tecnologia.

terça-feira, maio 09, 2006

O meu bicho e eu


Gostaria de vos contar a história de como conheci a Micas, como a escolhi, como sou feliz com ela e como penso viver com ela para sempre.
Num belo dia de Agosto, tinha acabado de chegar a Portimão de uma camping-digressão por Portugal com a Sofia, quando a minha avó telefona para ir visitá-la e ver os gatinhos que a sua gata tinha parido (argumento fortíssimo). Quando lá cheguei deparei-me com três coisinhas muito pequeninas dentro de uma gaveta de um armário, num armazém de produtos agrícolas, fiquei louca pois dois deles eram tartarugas (tricolores – pelagem que só ocorre nas fêmeas).
Voltei para Portimão felicíssima. Mas, dois dias depois, volto a receber um telefonema de Aljezur com uma péssima notícia, a gata tinha morrido e os gatinhos só tinham duas semanas de vida, não conseguiam alimentar-se sozinhos. Parece que senti uma cãibra na região abdominal que não me abandonou todo o dia, e agora?
Não aguentei, fui buscá-los para minha casa (T1). Começaram a surgir as dúvidas, não lhes posso dar leite de vaca e aquele leite da whiskas também não dá, tinha que arranjar um leite com a composição ideal para gatinhos bebés. Fui a um veterinário, comprei leite em pó específico para eles, tetinas e biberões. Fui, então, informada que tinha que lhes dar biberão de 4 em 4 horas. Fiquei em pânico, ai a minha rica vida de férias, as minhas noites iam passar a ser uma animação.

Lá comecei a tratar dos bichos, dei-lhes nomes: Gauss, Micas e Psipsina e percebi logo que cada uma daquelas pequenas criaturas tinha um feitio diferente, alturas houve em que mesmo às escuras conseguia distingui-los, só pelo seu comportamento.
Lembro-me que nesse ano saia bastante à noite, os biberões de 4 em 4 horas vieram alterar todo o meu ritmo, tinha que fazer coincidir uma mamada com a hora de sair e depois, estava no bar com amigos e lá tinha que vir a correr dar mais um biberão, já toda a gente me gozava e perguntava a que horas é que tinha que ir dar biberão aos gatos. Outras vezes chegava a casa e ficava a fazer tempo até à hora do biberão para não ir dormir e acordar dali a pouco.
Comecei a trabalhar ainda em Agosto e lá tinha que sair da escola para tratar das minhas crias, marcava reuniões par horas que não fizessem transtorno.

Foram crescendo, quando começaram a fazer xixi na areia, a fazer ronrom ou a comer comida sólida era como se fosse uma grande conquista, sentia-me a melhor mãe do mundo
Chegou então a idade de dois meses, já eram independentes, podia arranjar-lhes dono, foi uma tragédia. O Gauss teve logo pretendente, foi para Abrantes, mas quanto às meninas, o caso foi complicado pois como decidi ficar com uma, tive que escolher. Ou a Psipsina toda “paz e amor”, “tá-se bem”, “relax”, “numa boa” ou a Micas super nervosa, medrosa e ansiosa. Foi muito difícil, tive que pôr o coração de lado e usar a razão, fiquei com a Micas. A Psipsina foi para casa da minha avó onde ia ter uma vida feliz, no campo.
Hoje, ao fim de 5 anos, a Psipsina morreu, como a mãe, na estrada mas deixou 4 lindos filhotes. O Gauss está feliz em Abrantes e a Micas está comigo, adoro-a, tanto como ela a mim. Quem já veio cá a casa sabe o que estou a dizer!
O que mais me impressionou nesta experiência foi que aquelas criaturas tão pequeninas já trouxessem toda aquele maravilhoso instinto felino com elas. Não foi por eu ter passado horas a mexer na areia com as patinhas deles ou a ronronar junto às suas barriguinhas que eles começaram a fazem xixi na areia ou ronronar aos meus ouvidos ou no meu colo, estava na sua natureza e isso para mim é que é o milagre da natureza.

Nota: Fotos tiradas por Rui Vicente da Cruz e a menina de blusinha às riscas é a Sofia que me dava uma mãozinha.

13 Comments:

At 12:08 da manhã, maio 10, 2006, Blogger xanocas said...

Ai, coisinhas mais lindas!

Eu tb tive que tratar a biberão, há 5 ou 6 anos atrás, 9 (sim, 9) cockers e há 2 anos, 5 huskys. Dá uma trabalheira do caraças, mas é lindo começar a vêlos "safrem-se" pelos seus próprios meios.

 
At 12:38 da manhã, maio 10, 2006, Blogger xanocas said...

Ok, ok... Eu sei que estavas a falar de gatos... Mas o tema da semana é os bichos em geral, não é? ;)

 
At 6:41 da manhã, maio 10, 2006, Blogger Psipsina said...

xanoca: sim é bichos no geral e em breve vais começar a ver cães e não só! Só me tem faltado oportunidade.
Já viste as horas? Hoje, quase que te ganhava. É o que faz os passeios pela natureza com os alunos.

Pedro: sim, manda as louras por mail que eu dou-lhes a devida atenção.

 
At 7:16 da manhã, maio 10, 2006, Blogger Psipsina said...

xanoca: bolas, também tiveste uma grande contribuição com o biberão. Deve ter sido muito bem dificil. Parabéns pelo empenho e ajuda aos nossos amigos.

 
At 1:16 da tarde, maio 10, 2006, Anonymous Anónimo said...

Espero em breve ver essa gorda, já tenho saudades de brincar com ela. Beijos (gata ).


Ps= Adorava a psipsina era muito meiga

 
At 1:28 da tarde, maio 10, 2006, Blogger Soft said...

Que saudades desses tempos! E tanta coisa mais havia a dizer dos teus bichanos!! Eram tão lindos pequeninos e tão audaz o tresloucado do aviador Gauss! Sim, aviador, porque se atirou por duas vezes da varanda do 2º andar! Liga-me a Natália em prantos porque o Gauss estava magoadito e a deitar sangue da boca!! O Zé e eu ainda andámos na baixa lisboeta à procura de um mini-capacete para dar ao gato.

 
At 6:56 da tarde, maio 10, 2006, Blogger Psipsina said...

É verdade Sofia, tanto pormenor que faltou contar. Se o fizesse ninguém aguentava tanta escrita, e mesmo assim...
O Gauss caiu duas vezes do 3º andar. Que tragédia.

 
At 11:04 da tarde, maio 10, 2006, Anonymous Anónimo said...

Parabens, tens uma gata muito bonita, provavelmente o instinto também lhe diz que tem sorte em ter uma dona como tu e é por isso que quando estás em dias de baixo astral ela se enrosca em ti...

 
At 12:31 da manhã, maio 11, 2006, Blogger Psipsina said...

Então o sr corto maltese conhece-me?

 
At 11:35 da tarde, maio 11, 2006, Anonymous Anónimo said...

pois é... desde o primeiro olhar que lhes deitamos e sentimos logo que têm de fazer parte da nossa vida. A tua amizade com a Micas e a forma como a conheceste foi e é muito bonita. sei o que é chegar a haver uma cumplicidade apenas pelo olhar,e os animais dão muito mais às pessoas do que aquilo que elas pensam...
não imagino a minha vida sem o Gizmito.
By the way, estás de parabéns com este blogg e principalmente por este tema dos animais.

 
At 7:06 da manhã, maio 12, 2006, Blogger Psipsina said...

obrigada ladytron. é que nós somos pelos animais.

 
At 8:23 da tarde, maio 13, 2006, Anonymous Anónimo said...

afinal,o tema da semana são os bichos ou as louras? hum...

pelos vistos, eles não são menos fotogénicos do que elas!
Muito giros e... sortudos!

 
At 1:07 da tarde, maio 17, 2006, Anonymous Anónimo said...

Great site lots of usefull infomation here.
»

 

Enviar um comentário

<< Home